As mídias
sociais há muito deixou de ser mera coadjuvante para assumir o papel principal
na vida e do cotidiano das pessoas. No Brasil esse fenômeno está no topo e
figura entre as nações onde o uso de internet e mídias sociais revelam números
expressivos.
Na opinião do
jornalista Roberto Monteiro Pinho presidente da Associação Nacional e
Internacional de Imprensa – ANI a mídia é hoje a imprensa alternativa, mais
ágil, presencial e autêntica. “De posse de um Smartfone qualquer pessoa capta a
imagem e reproduz nas redes sociais. Escrevem pouco, concisos e as próprias
imagens falam por si. Os grupos de Whatsapp e os que se organizam nas páginas
do facebook comandam a notícia, de forma globalizada. Isso não apenas alimenta
a pauta dos jornalões, revistas, dos rádios e TVs, mas também atinge a grande
massa de internautas. Uma rede infinita. A nova imprensa é eletrônica” -
explica o dirigente.
“O Estatuto
da ANI, faz a inclusão dessas pessoas, até então ignoradas no contexto
associativo”, relata. “Recente o sindicato dos jornalistas do Rio de Janeiro,
foi obrigado a admitir em seus quadros, jornalistas reconhecidos pelo
Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Uma decisão judicial referendou os
jornalistas”, informou Monteiro.
Os números são surpreendentes
No ano de
2016 existiam 116 milhões de pessoas acessando a internet no Brasil. Dessas
94,2% enviaram ou receberam mensagens de texto, voz ou imagem por aplicativos,
nas redes sociais, que é liderada pelo Facebook e Whatsapp. As informações
constam no suplemento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) Pesquisa
nacional de Amostra por Domicilio Continua (Pnad Contínua) do IBGE.
Um relatório da
agência Are Social e a Plataforma Hootsuite revelou que o Brasil é o terceiro
no ranking de quem passa mais tempo na Internet. Os brasileiros gastam, em
média, 9 horas navegando na web. O país também aparece entre os primeiros
quando o assunto o tempo gasto nas redes sociais: são mais de 3 horas diárias.
Há ainda outros dados interessantes sobre o comportamento das pessoas na rede
que merecem ser vistos com atenção. O You Tube ser a rede social, mais
acessadas no país, superando, inclusive, o Facebook em número de usuários.
No Brasil...
No
Brasil, o número pessoas com acesso à Internet em 2017 foi de 139.1 milhões
(66% da população) índice que não apresentou mudanças entre 2016 e 2017. No
entanto, ainda assim, no mesmo período, houve um aumento de 7% dos usuários em
redes sociais. Dos 130 milhões de brasileiros que utilizam as redes sociais.
Desses, 120 milhões realizam o acesso através de seus celulares. Número que representa
57% do total da população brasileira.
De acordo
com o ranking do SimilarWeb, nós passamos cerca de 20 minutos e 33 segundos a
cada vez que acessamos o You Tube e, durante esse período, acessamos uma média
de 9,6 páginas do serviço. Logo depois, com 13 minutos e 55 segundos por
acesso, vem o Facebook, com 11,8 páginas por visita.
You Tube
Surpreendentemente,
o YouTube supera a rede social criada por Mark Zuckerberg no que diz respeito
ao percentual de usuários. Dos entrevistados pela Global Web Index, entre 16 e
64 anos, 60% declararam utilizar a plataforma de vídeos, contra 59% que falaram
que usam o Facebook. Em terceiro lugar, vem o mensageiro Whatsapp, com 56%.
Mulheres no Instagram
Contra a
média mundial, na qual a maioria dos usuários é homem, por aqui, 54% de quem
tem perfil no Facebook se declara como mulher. No Instagram, elas dominam em
todo o globo por muito pouco (50.4%), enquanto em terras brasileiras são 59%
dos usuários que utilizam a rede de compartilhamento de imagens.
Por aqui,
os vídeos postados no Facebook apresentam um percentual de engajamento de 6,83%
dos seguidores das páginas, seguido pelos links compartilhados, que mobilizam
6,46% (contra a média de 5,23% e 3,90% no restante do mundo). Na terceira
colocação, com 5,84%, estão as fotos.
57 milhões de brasileiros compartilham fotos e
vídeos
De acordo
com dados divulgados pela rede social, somos 57 milhões de usuários na rede de
compartilhamento de fotos e vídeos, o que representa 27% da nossa população. No
que diz respeito ao percentual de usuários, o que também é chamado de grau de
penetração da plataforma no país, estamos em 14º lugar. No entanto, ao
analisarmos o número bruto, o Brasil aparece na segunda colocação, logo atrás
dos Estados Unidos, que tem 110 milhões de pessoas utilizando o Instagram.
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