Pesquisar no blog:

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Setor de petróleo e a geração de empregos

Felipe Dana / Ag. Petrobras
(...) o setor de petróleo e gás é um dos mais importantes no processo de retomada do crescimento econômico do país.

ANIBRPress

Durante almoço promovido pela Rio Oil & Gas realizado no dia 25 de outubro no Riocentro na cidade do Rio de Janeiro, o ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, proferiu palestra sob o tema “ Investindo ao Longo dos Ciclos Econômicos”, o economista avaliou que o setor de petróleo e gás é um dos mais importantes no processo de retomada do crescimento econômico do país.

Armínio defendeu a necessidade de ajustes e reformas para alavancar a economia, atrair investimentos e melhorar a situação fiscal do Brasil. Sobre a retomada do país, o economista afirmou que um dos focos da gestão atual deve ser uma “arrumação da casa”, que passa por um “reforço da política fiscal” com ampliação de receitas e redução das despesas. Esse reordenamento permitirá a redução da taxa de juros e o custo de capital, considerada por ele uma das mais “graves distorções” da economia brasileira.
Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram que o Brasil tem 12 milhões de pessoas fora do mercado de trabalho. O número indica que o índice de desemprego no País ficou em 11,8% no terceiro trimestre.
Fraga mencionou ainda a necessidade de realizar as reformas trabalhista e tributária (a começar pelo ICMS). Além da condução do governo de um grande programa de investimentos em infra-estrutura, a ser capitaneado pelo setor privado.

Essas reformas e medidas irão compensar o “desmonte” da política de pesados subsídios e desonerações fiscais do governo anterior – uma das causas da atual fragilidade fiscal. “Temos de desmontar e desfazer esse nó, mas algo precisa ser oferecido (em troca). Precisamos aprofundar as reformas”, disse.

Por: Tiago Santos (@tiagosantosmkt)

Nenhum comentário:

Postar um comentário