Pesquisar no blog:

terça-feira, 6 de abril de 2021

ALERTA: Milhões de Internautas que acessaram as redes sociais estão com seus dados roubados

ANIBRPress

 

Brasil tem hoje dois dispositivos digitais por habitante, incluindo smartphones, computadores, notebooks e tablets. Este ano, o País terá 420 milhões de aparelhos digitais ativos. É o que revela a 30º Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP). O uso de smartphone se destaca: segundo o levantamento, há hoje 230 milhões de celulares ativos no País.

 

Já o número de computadores, notebooks e tablets em uso no Brasil é de 180 milhões. Houve um aumento de 10 milhões no número de smartphones ativos em relação a 2018. Desde o ano passado, o Brasil já tem mais de um smartphone por habitante. No caso de computadores, entretanto, há menos de um aparelho por habitante: são seis computadores para cada sete habitantes.

 

Privacidade ameaçada

Há pouco o Facebook foi notificado pelo Procon-SP devido ao vazamento de dados de usuários da rede social. O órgão de defesa dos consumidores quer que a rede social confirme se realmente houve um incidente de segurança. Entre os pedidos o Procon pede explicação sobre: Como o consentimento dos usuários foi obtido e informar sobre as medidas adotadas para o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados, sobre a política de descarte de dados e de tempo de armazenamento.

Para o presidente da Associação Nacional e Internacional de Imprensa – ANI, jornalista Roberto Monteiro Pinho, existe um total desapego estatal aos usuários de internet. “Os órgãos de fiscalização estão fragilizados por absoluta falta de conhecimento num nível acima dos fraudadores, e ainda o descaso com o seu afazer público. Os criminosos atuam de forma mais eficiente, ‘é o problema subindo pelo elevador e o combate as fraudes indo pela escada’, e ainda temos a total omissão das plataformas que se escudam em leis dos países de origem, onde a nosso arcabouço legal não é eficaz e por isso inútil” – assinala.

Empresas se apoderam das informações e negociam o produto 

De acordo com o relatório da empresa especializada de segurança digital Axur, 12,48 milhões de credenciais foram exposta no quarto trimestre de 2020. Dentro desse número foram 1,09 milhão de credenciais de domínios corporativos, o que representa 8,79% do total. Em 2020, foram 397,42 milhões de credenciais expostas detectadas, sendo 31,74 milhões de credenciais de domínios corporativos (7,98% do total) e 15,43 milhões de credenciais.br.

Roubo da senha e cartão de crédito e aplicativo PIX

O alerta é com a escolha da segurança. A senha campeã em vazamentos continua sendo 123456, sequência numérica mais comum tanto no trimestre quanto no ano todo - e isso vale não apenas no Brasil, mas, no mundo inteiro. Diferentemente do trimestre anterior, as senhas mais vazadas voltaram a ser aquelas compostas somente por letras minúsculas, contabilizando 59,6% do total detectado. No terceiro trimestre, as senhas que continham caracteres especiais somaram 55,1% do total por conta de grandes vazamentos de origem única.

Em 2020, o levantamento da Axur apontou também que 2.842.779 cartões expostos foram detectados. Somente no quarto trimestre, a empresa identificou 325.250 cartões de crédito e débito com dados completos, expostos da web superficial à deep e dark web e distribuídos entre 17.902 BINs distintas.

O número de ataques virtuais com a solução do BC deve crescer ao longo de 2021. "Ao longo dos próximos meses, muitas pessoas ainda devem aderir ao Pix, bem como e-commerces e estabelecimentos físicos, utilizando-o como forma de pagamento. Logo, a tecnologia deve entrar na mira dos criminosos", prevê. 

"Já vemos algumas modalidades nesse sentido, como uso de QR Codes falsos e de golpes de engenharia social, que prometem estorno do valor em dobro, usando uma suposta chave incorreta, que se mostra verdadeira, mas com o valor indo para a conta do golpista. E isso é apenas o começo. Novas técnicas usando o Pix devem surgir e seus usuários devem ficar atentos.

Núcleo de conteúdo ANIBRPress

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário