Pesquisar no blog:

terça-feira, 3 de maio de 2022

 


DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA

A Associação Nacional e Internacional de Imprensa - ANI, entidade que congrega jornalistas, repórteres, youtubers, mídias, e repórteres fotógrafos vêm a público manifestar n cerne do seu institucional múnus no di em que se comemora o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa protestar frente, a constante negativa dos órgãos oficiais, em permitir ao acesso dos profissionais da comunicação aos números oficiais dos seus atos, e de prestar informações, na condição de agente público acerca de fatos veiculados e não veiculados, para que a sociedade conheça de fato o real quadro de desmandos que assola o país.

No estado constitucional, a liberdade de imprensa e o acesso à informação (Lei Federal nº 12.527/2011), e sublinhado o que está previsto no art. 5º, XIV, da Constituição Federal, e consistem em garantia fundamental que merece a devida defesa das instituições democráticas, exigindo, dentre outros mecanismos de proteção, o respeito ao sigilo das fontes, não aceitando medida de cunho jurídico ou qualquer determinação para que tal prerrogativa profissional seja violada no exercício da profissão.

Nesse sentido a ANI comunica que permanecerá acompanhando diligente o cenário político e legislativo, por intermédio da ação ativa e destemida de titulares do seu elencados no “Plantão das Prerrogativas” órgão instituído estatutário com a finalidade já descrita.

A defesa das prerrogativas dos profissionais de imprensa e comunicadores se faz presente, frente a serie de denúncias da existência de um aparato público, com o fito de blindar números reais da doença, tudo conforme amplamente divulgado na imprensa e nas redes sociais. Tais fatos merecem apuração.

Asseguramos que não se cometa qualquer ato que atente contra a garantia constitucional de liberdade de imprensa.

Rio de Janeiro, 03 de Maio de 2022.

ROBERTO MONTEIRO PINHO

Presidente

 

WANDERLEY REBELLO FILHO

Presidente da Comissão de Enfrentamento da Violência contra Repórteres, e Jornalistas e Afins

 

RALPH LICHOTTI

Presidente da Comissão da Liberdade de Expressão e Direitos Humanos

 

 

 

www.anibrasil.org.br | www.anibrpress.blogspot.com.br | anicomunicacao@gmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário